terça-feira, 20 de março de 2012

Educação Infantil e registro de práticas


Professora: Adenir Dias Peixoto Dantas

Lopes, Amanda Cristina Teagno
       Educação Infantil e registro de práticas/Amanda Cristina Teagno lopes - São Paulo: Cortez, 2009. - (Coleção docencia em formação . Série educação infantil)

O livro “Educação Infantil e registro de práticas” faz parte de uma coletânea onde a autora Amanda Cristina Teagno Lopes relata suas experiências de suas práticas docentes, a fim de que seus registros pudessem, de alguma maneira, contribuir para a continuação e possíveis alterações em seus métodos de ensino, ou até mesmo, servir de modelo para outros professores e pesquisadores da área. O livro foi publicado pela editora Cortez no ano de 2009 com 200 páginas, onde o conteúdo divide-se em quatro capítulos.
            Lopes é pedagoga, mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).
Diante de suas pesquisas para a elaboração deste livro, descobriu que registrar não era uma novidade, pois foram encontrados registros diários de professores do século XVIII nos arquivos da prefeitura de São Paulo. Por intermédio desses registros encontrados foi possível conhecer parte da história da Educação Infantil de séculos passados.
Com tais descobertas, analisando-se os registros encontrados, foi possível acompanhar toda trajetória da Educação Infantil em diferentes épocas e em diferentes circunstâncias sócias econômicas que o país enfrentou.
Os registros eram feitos de forma detalhada permitindo um bom entendimento dos acontecimentos, facilitando o trabalho de pesquisadores atuais.
Essa prática muito contribuiu para que conhecêssemos a história do Brasil, pois não eram só os educadores que utilizavam esse recurso, outros profissionais também se apropriavam desse recurso em suas experiências.
Para os professores foram importantes o seus registros, pois foi através deles que foi conquistando seu espaço, respeito e reconhecimento. Mesmo que para alguns o ato de registrar fosse algo burocrático e obrigatório, muito contribuiu para a educação. Fica evidente que registrar é fundamental para a prática docente contribuindo para o desenvolvimento do professor. E com isso a escola tem grande aproveitamento, influenciando na qualidade de ensino, revertendo positivamente na transformação da sociedade.
Seja o trabalho de registro, em grupo ou individual, o mesmo possibilita ao professor diagnosticar falhas ou pontos onde é possível melhorar a prática docente  visando  a qualidade do ensino e a busca de soluções às exigências da sociedade.
O professor precisa estar preparado para enfrentar a complexidade na qual está inserido. De acordo com Lopes (2009, p. 15):
Ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagações teóricas e criatividade para encarar as situações ambíguas insertas e conflituosas e, por vezes violenta presente nos contextos escolares e não escolares. 
E diante de tamanha responsabilidade o professor precisa buscar subsídios para complementar seu trabalho e um deles é registrar sua prática docente e situações relevantes que acontecem no seu cotidiano, para que possa interferir e encontrar meios para minimizar ou solucionar possíveis conflitos em relação a prática docente.
E a leitura desta obra evidencia o valor do registro no trabalho do professor, contribuindo para o melhor crescimento do mesmo.
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário