Professora: Adenir Dias Peixoto Dantas
Lopes, Amanda Cristina Teagno
Educação Infantil e registro de práticas/Amanda Cristina Teagno lopes - São Paulo: Cortez, 2009. - (Coleção docencia em formação . Série educação infantil)
O livro “Educação Infantil e
registro de práticas” faz parte de uma coletânea onde a autora Amanda Cristina
Teagno Lopes relata suas experiências de suas práticas docentes, a fim de que
seus registros pudessem, de alguma maneira, contribuir para a continuação e
possíveis alterações em seus métodos de ensino, ou até mesmo, servir de modelo
para outros professores e pesquisadores da área. O livro foi publicado pela
editora Cortez no ano de 2009 com 200 páginas, onde o conteúdo divide-se em
quatro capítulos.
Lopes
é pedagoga, mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo (FE/USP).
Diante de suas pesquisas para a
elaboração deste livro, descobriu que registrar não era uma novidade, pois
foram encontrados registros diários de professores do século XVIII nos arquivos
da prefeitura de São Paulo. Por intermédio desses registros encontrados foi
possível conhecer parte da história da Educação Infantil de séculos passados.
Com tais descobertas,
analisando-se os registros encontrados, foi possível acompanhar toda trajetória
da Educação Infantil em diferentes épocas e em diferentes circunstâncias sócias
econômicas que o país enfrentou.
Os registros eram feitos de forma
detalhada permitindo um bom entendimento dos acontecimentos, facilitando o
trabalho de pesquisadores atuais.
Essa prática muito contribuiu
para que conhecêssemos a história do Brasil, pois não eram só os educadores que
utilizavam esse recurso, outros profissionais também se apropriavam desse recurso
em suas experiências.
Para os professores foram
importantes o seus registros, pois foi através deles que foi conquistando seu
espaço, respeito e reconhecimento. Mesmo que para alguns o ato de registrar
fosse algo burocrático e obrigatório, muito contribuiu para a educação. Fica
evidente que registrar é fundamental para a prática docente contribuindo para o
desenvolvimento do professor. E com isso a escola tem grande aproveitamento,
influenciando na qualidade de ensino, revertendo positivamente na transformação
da sociedade.
Seja o trabalho de registro, em
grupo ou individual, o mesmo possibilita ao professor diagnosticar falhas ou
pontos onde é possível melhorar a prática docente visando
a qualidade do ensino e a busca de soluções às exigências da sociedade.
O professor precisa estar
preparado para enfrentar a complexidade na qual está inserido. De acordo com
Lopes (2009, p. 15):
Ser
professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos,
educacionais, sensibilidade, indagações teóricas e criatividade para encarar as
situações ambíguas insertas e conflituosas e, por vezes violenta presente nos
contextos escolares e não escolares.
E diante de tamanha responsabilidade
o professor precisa buscar subsídios para complementar seu trabalho e um deles é
registrar sua prática docente e situações relevantes que acontecem no seu
cotidiano, para que possa interferir e encontrar meios para minimizar ou solucionar
possíveis conflitos em relação a prática docente.
E a leitura desta obra evidencia
o valor do registro no trabalho do professor, contribuindo para o melhor crescimento
do mesmo.
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