Professora: Janete de Souza Moreno
Lopes, Amanda Cristina Teagno
Educação Infantil e registro de práticas/ Amanda Cristina Teagno Lopes - São Paulo: Cortez, 2009. _ (Coleção Docencia em formação. Série Educação Infantil)
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A obra “Educação Infantil e registro
  de práticas” foi publicada pela editora Cortez no ano de 2009, contendo 200
  páginas, escritas pela autora Amanda Cristina Teagno Lopes, que é Pedagoga,
  mestre em Educação e doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de
  São Paulo. Atua como professora de Educação Infantil na Prefeitura de São
  Paulo e assessora o Departamento de Normas Técnicas e Orientações Pedagógicas
  da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.  
A obra tem por objetivo discutir e
  oferecer sugestões para educadores e pesquisadores, a fim de que possam
  realizar planejar e desenvolver as próprias práticas, utilizando-se da produção
  de conhecimentos confiáveis. É de grande auxilio, principalmente, àqueles que
  desenvolvem trabalhos na área de educação. 
O livro é constituído de quatro
  capítulos, onde a autora enfoca as diversas práticas de registro no cotidiano
  como uma forma de desenvolvimento da leitura e escrita, valorizando o professor
  como produtor de saberes.    
No primeiro capítulo, Lopes relata
  sobre a história do registro e enfatiza alguns pontos importantes, levantando
  questionamentos principalmente da produção de registro por parte das
  mulheres, que por muito tempo foram impedidas ou tiveram acesso dificultado
  ao saber. 
Ainda neste capítulo, identifica a
  criança como produtora de registros escreve sobre o significado de tal
  prática e sua função, deixando claro que o registro de práticas por parte dos
  professores deve ser usado como uma ferramenta que propicia a reflexão e que desperte
  para a prática de pesquisa, ampliando tal conceito tendo como consequência um
  investimento em seu processo de formação, adquirindo diferentes linguagens a
  cerca do registro. 
No segundo
  capítulo é tratada a relação entre registro e memória, resgatando a história
  da Educação Infantil em São Paulo. Também ressalta a importância do registro
  de práticas na formação de professores e no processo de construção de
  identidade, tendo como resultado a melhoria na qualidade do ensino, pois na
  faixa etária em que remete a Educação Infantil, o educar e o cuidar não se
  dissociam, portanto, o fazer pedagógico deve ser ampliado em suas funções
  dando espaço a observação do grupo e também individual, tendo em vista que
  cada criança tem suas particularidades, por isso, o registro se faz presente
  para obter elementos que possam favorecer a prática e refletir sobre a
  avaliação.     
No terceiro capítulo a autora expõe
  suas práticas, refletindo sobre a concretização de seus próprios registros,
  como caderno de registro diário, portfólios de projetos e outros tipos de
  registros, buscando traduzir o que dizem esses materiais em relação a sua
  prática estimulando-nos a pensar sobre a contribuição desses materiais em relação
  ao fazer pedagógico.  
No capítulo IV, são feitas as
  considerações finais, destacando então a importância do registro como sendo
  fundamental ao processo educacional, estando ele presente em todas as ações
  pedagógicas, desde o momento do planejamento até a avaliação, abrangendo
  assim todos os momentos da prática, sendo este ligado a criação, produção de
  memória, construção de autoria.  
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