terça-feira, 20 de março de 2012

Educação Infantil e registro de práticas

PÓS GRADUAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS

Professora: Janete de Souza Moreno

Lopes, Amanda Cristina Teagno
       Educação Infantil e registro de práticas/ Amanda Cristina Teagno Lopes - São Paulo: Cortez, 2009. _ (Coleção Docencia em formação. Série Educação Infantil)


A obra “Educação Infantil e registro de práticas” foi publicada pela editora Cortez no ano de 2009, contendo 200 páginas, escritas pela autora Amanda Cristina Teagno Lopes, que é Pedagoga, mestre em Educação e doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua como professora de Educação Infantil na Prefeitura de São Paulo e assessora o Departamento de Normas Técnicas e Orientações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. 
A obra tem por objetivo discutir e oferecer sugestões para educadores e pesquisadores, a fim de que possam realizar planejar e desenvolver as próprias práticas, utilizando-se da produção de conhecimentos confiáveis. É de grande auxilio, principalmente, àqueles que desenvolvem trabalhos na área de educação.
O livro é constituído de quatro capítulos, onde a autora enfoca as diversas práticas de registro no cotidiano como uma forma de desenvolvimento da leitura e escrita, valorizando o professor como produtor de saberes.   
No primeiro capítulo, Lopes relata sobre a história do registro e enfatiza alguns pontos importantes, levantando questionamentos principalmente da produção de registro por parte das mulheres, que por muito tempo foram impedidas ou tiveram acesso dificultado ao saber.
Ainda neste capítulo, identifica a criança como produtora de registros escreve sobre o significado de tal prática e sua função, deixando claro que o registro de práticas por parte dos professores deve ser usado como uma ferramenta que propicia a reflexão e que desperte para a prática de pesquisa, ampliando tal conceito tendo como consequência um investimento em seu processo de formação, adquirindo diferentes linguagens a cerca do registro.
No segundo capítulo é tratada a relação entre registro e memória, resgatando a história da Educação Infantil em São Paulo. Também ressalta a importância do registro de práticas na formação de professores e no processo de construção de identidade, tendo como resultado a melhoria na qualidade do ensino, pois na faixa etária em que remete a Educação Infantil, o educar e o cuidar não se dissociam, portanto, o fazer pedagógico deve ser ampliado em suas funções dando espaço a observação do grupo e também individual, tendo em vista que cada criança tem suas particularidades, por isso, o registro se faz presente para obter elementos que possam favorecer a prática e refletir sobre a avaliação.    
No terceiro capítulo a autora expõe suas práticas, refletindo sobre a concretização de seus próprios registros, como caderno de registro diário, portfólios de projetos e outros tipos de registros, buscando traduzir o que dizem esses materiais em relação a sua prática estimulando-nos a pensar sobre a contribuição desses materiais em relação ao fazer pedagógico.
No capítulo IV, são feitas as considerações finais, destacando então a importância do registro como sendo fundamental ao processo educacional, estando ele presente em todas as ações pedagógicas, desde o momento do planejamento até a avaliação, abrangendo assim todos os momentos da prática, sendo este ligado a criação, produção de memória, construção de autoria.
Com este discurso, a autora incentiva-nos a reagir à acomodação, mostrando nossa responsabilidade em tudo que fazemos e criamos, pois a valorização de nosso trabalho só acontecerá se nós educadores, assumirmos o papel de autores e mostrar a sociedade nosso trabalho realizado “entre os muros da escola”, pois se não conhecem como vão dar o devido valor? 
Lopes ainda deixa claro que o registro possui diversas linguagens, as quais talvez já fizéssemos uso, porém não tínhamos plena consciência de que se tratava de registro, portanto tal leitura permite esse esclarecimento e estimula-nos a praticá-lo.
A obra fornece subsídios à nossa prática, à medida que trata de renomados autores ligados a educação, reportando-se a esclarecimentos por meio de citações sempre que necessário.
         É uma leitura que necessita de conhecimentos da prática educacional para ser entendida, além de pesquisas quanto a conceitos, autores e contextos apresentados.
Com estilo claro o objetivo, a autora dá esclarecimentos sobre o sua prática em educação exemplificando, impulsionando reflexão crítica sobre suas ideias. Com isso auxilia elaboração do nosso plano de ações.
Finalmente, com o estudo dessa obra, é possível compreender mais sobre a utilidade do registro, inclusive para melhorar a prática e fazer a divulgação de nosso trabalho, construindo assim nossas memórias, que em muito pode enriquecer nosso trabalho.



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